ptzh-CNenfrdees
  • Início
  • A Instituição
  • Património

Património


O património da Santa Casa da Misericórdia é constituído por todos os bens e direitos que integram o seu ativo, bem como pelos que venha a adquirir ou a receber por título legítimo. 

Artigo 35º-1 Capítulo do Compromisso

Património Arquitetónico


Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVII, adjacente ao que se pode considerar o primeiro Hospital da Misericórdia de Salvaterra de Magos, que acolhia peregrinos que necessitavam de cuidados.

In Blogue Paço a Paço

Hospital da Misericórdia

Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Este edifício foi inaugurado solenemente a 9 de março de 1913 e substituiu o antigo Hospital destruído pelo terramoto de 1909. Foi edificado sob orientação e colaboração financeira de Gaspar Costa Ramalho.

O Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos já não se encontra em funcionamento.

Praça de Touros de Salvaterra de Magos

Praça de Touros

Construída no ano de 1920, esta é uma praça com capacidade para 3900 lugares. Destruída por um ciclone, na década de ’40, foi reconstruída com o patrocínio da família Monte Real e faz parte do património Santa Casa de Misericórdia.

In Blogue Paço a Paço


Património Religioso


Imagem da Nossa S.ª da Conceição

D. João IV, nas cortes reunidas em Lisboa no ano de 1646, proclamou Nossa Senhora da Conceição como padroeira do Reino de Portugal.

A imagem da Nossa Senhora da Conceição, muito venerada em Salvaterra de Magos, sai 3 vezes por ano em procissão. Este video publicado em 02/04/2012, da autoria de "Mandala Sa", ilustra a dedicação e a devoção que este povo tem pela Nossa Srª da Conceição.

Vestidos da imagem da Nossa S.ª da Conceição

Um dos vestidos do vasto enxoval da Nossa Senhora da Conceição foi bordado a ouro pelas Infantas, filhas do Rei Dom José I (o Reformador), e tem mais de 200 anos. As Infantas tinham idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos e, da sua educação, faziam parte a costura, o croché e os bordados. Estes dois vestidos apresentados na imagem pertencem à Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos.

Imagem do Senhor dos Passos

Senhor dos Passos

A procissão do Senhor dos Passos é uma evocação de Jesus Cristo, Filho de Deus, nos momentos de sua paixão. Constitui uma devoção especial da Igreja Católica a Jesus no trajeto percorrido por Ele na Via Dolorosa "Via Sacra" até chegar ao Calvário. Esta Imagem de Jesus é um símbolo de elevada importância, sendo a Procissão do Senhor dos Passos (com sete paragens - os passos) uma das mais solenes em Salvaterra de Magos.

Parcerias

PeaceKeepers

Apoios

    

Visitantes

014257
Hoje
Ontem
Esta Semana
Este Mês
31
65
192
674

2019-02-21 02:37

Licença Creative Commons 2018 Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos.
 Joomla! é um software livre produzido sob a licença GNU GPL.